top of page

Jerônimo responde proposta de Bruno Reis sobre discutir investimentos na educação; assista


O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), rebateu declaração feita pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), que recentemente afirmou que pretende comparar os investimentos em educação realizados pela gestão municipal com os investimentos feitos pelo Estado. O prefeito chegou a afirmar que, no momento do debate eleitoral, a população poderá discernir entre quem discursa e quem trabalha.


Em entrevista à imprensa, na manhã desta quarta-feira (10), durante o lançamento do projeto ‘Férias na Escola com mais Sabor e Saber’, que vai oferecer oficinas e outras atividades a 120 mil estudantes da rede estadual de ensino, em cerca de 500 escolas pela Bahia, o chefe do Executivo Estadual apontou ausência de creches municipais e citou a política de credenciamento de escolas comunitárias para suprir a demanda reprimida pelo serviço nos bairros da cidade.


“Eu também quero debater. Eu quero debater a fila que existe hoje para mães que querem botar seus filhos numa creche. Se não fossem as creches comunitárias, essa fila seria sem fim. E além do estudante, naquela fase infantil, criancinha, já possa ser chamado de estudante rabiscando, mas recebendo o carinho. Enquanto isso, a mãe ou o pai indo trabalhar porque tem uma creche. Eu quero debater isso com ele. Eu quero debater porque é a obrigação, segundo a Constituição, o Município assumir a educação fundamental, o primeiro grau. E aqui em Salvador são 70 mil estudantes que se não fosse o Estado a gente não teria oportunidade dessa turma. Eu quero discutir porque é que na rede municipal foi reduzido, foi eliminado a educação da alfabetização de adultos, do número que foi feito. Quantas pessoas precisam ser alfabetizadas já em jovens e adultos, e esse número foi reduzido? Escolas foram fechadas, cursos foram fechados. E quero entender também sobre o debate em torno da estrutura das escolas. Eu quero debater a qualidade desses prédios nossos. E eu queria que ele debatesse isso comigo. Como é que estão os prédios, a qualidade dos prédios na rede municipal? O que é que a gente está vendo de orçamento para isso? Eu quero debater isso com ele. [...] Então esse é um debate bom, mas eu espero que o debate seja com a responsabilidade nossa. Não seja só da boca para fora. ”, disse o governador.

Atualmente, é apontada uma única candidatura da base do governador, com o nome do vice-governador Geraldo Jr (MBD), que deve enfrentar nas urnas, em outubro, o atual prefeito de Salvador.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page