top of page

PRF deve apresentar plano de “desmilitarização” nesta semana


A PRF (Polícia Rodoviária Federal) deve apresentar nesta semana ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, um plano de “desmilitarização” da formação de agentes da corporação. Há uma reunião prevista para 3ª feira (12.dez.2023).


Segundo apurou o Poder360, a proposta inclui mudanças na formação de novos policiais como, por exemplo, a participação obrigatória em aulas de direitos humanos e cidadania.


O plano foi elaborado pela PRF depois de Dino ordenar uma revisão na doutrina da corporação em 14 de agosto. Nesta data, o ministro demitiu os  3 agentes envolvidos na morte de Genivaldo de Jesus Santos, em Umbaúba (SE), em maio de 2022. O modelo de formação implementado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) tinha diretrizes semelhantes de cursos das Forças Armadas. Na avaliação de integrantes da PRF ouvidos pelo Poder360, o método da gestão anterior fazia com que os policiais vissem os cidadãos como “inimigos”.


A preocupação do governo federal com a formação dos policiais fez com que a Universidade da PRF —espécie de academia de instrução para agentes— fosse transferida para Brasília. A construção dos prédios, orçados em R$ 35 milhões, devem iniciar em janeiro de 2024.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page