top of page

Tropa tem expediente reduzido pelo Exército sem cortar salário para diminuir gastos com luz e alimen


O Exército Brasileiro vai colocar sua tropa em regime de meio expediente por dois meses, mas manterá o pagamento de salário integral. A medida define que a jornada de trabalho deverá ser cumprida entre os dias 4 de dezembro de 2023 e 26 de janeiro de 2024. A decisão foi tomada para reduzir custos com luz, água e alimentação em quartéis. As informações são do G1.


De acordo com a reportagem, ficam fora do regime de meio expediente apenas os hospitais e escolas militares. A comunicação foi oficializada em setembro, em um boletim interno. A economia com gastos com alimentação já foi usada em anos anteriores como justificativa para diminuir o número de horas de trabalho, mas por períodos menores e nos feriados de Natal e Ano Novo.


“O calendário anual de instrução contempla os meses de outubro e novembro com os exercícios de adestramento e certificação de tropa, envolvendo grandes efetivos em atividades aquarteladas ou fora das organizações militares", afirmou o Exército em nota.


A nota diz ainda que, ao término desse período, o Exército "prioriza as atividades de racionalização administrativa, economia no custeio com concessionárias (luz, água, etc) e alimentação, havendo uma necessária diminuição de gastos", mas não afirmou qual será a economia.


Ainda segundo o Exército, os meses de dezembro e janeiro coincidem com a menor disponibilidade de efetivo: os militares temporários são licenciados nessa época e os substitutos só chegam em março.


Nesse período também se concentram as férias e transferências dos militares de carreira, mas o Exército afirma que o comando e a administração das organizações militares continuam funcionando normalmente e que por isso a capacidade operacional da tropa não será afetada.


"Para todo o efetivo do Exército são mantidas as escalas de serviço, onde os militares passam 24 horas empregados na segurança dos aquartelamentos e instalações a cargo do Exército, além do pessoal também cumprir esse período em tele-trabalho, conforme as demandas de cada unidade militar

2 visualizações0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page